O que é Homeopatia?

A homeopatia é um ramo da ciência médica que se baseia no princípio da semelhança, ou seja, o semelhante pode curar o semelhante. Representa um método que procura inicialmente identificar todos os sintomas do paciente. A seguir é feita uma análise dos medicamentos que durante experimentação com sujeitos saudáveis provocaram sintomas parecidos aos do paciente. Quando é administrada a medicação homeopática no paciente doente, existe uma reação do seu organismo que estimula a reação do seu sistema de defesa, fazendo com que ele encontre a cura. Tem por base o vitalismo, doutrina filosófica segundo a qual os seres vivos possuem uma força particular que os mantém atuantes, o princípio ou força vital.

Foi criada por Christian F. S. Hahnemann, médico nascido em 1755 em Meissen, Alemanha. Em 1810, ele registrou a base da doutrina homeopática no seu livro Organon da Medicina Racional. Segundo Hahnemann doença é um grupo de sintomas que surge devido a uma alteração da força vital, na tentativa de restabelecer o equilíbrio dinâmico do corpo. Quando um indivíduo apresenta uma inflamação (mecanismo de defesa que apresenta como características dor, calor, rubor e edema) utiliza-se o medicamento homeopático com o objetivo de fazer com que o processo inflamatório se processe o mais rapidamente possível, seguindo a linha de cura natural.

Mesmo que o paciente apresente um caso de inflamação localizada, procura-se perceber o paciente como um todo e não apenas por partes. Numa consulta homeopática verifica-se o estado físico e emocional do paciente para prescrever um medicamento.

Desde 1980, a homeopatia passou a ser reconhecida como especialidade médica no Brasil e apenas médicos formados podem prescrevê-la.

Voltar